Live

Ministério pede que estados sigam orientação de dar 2 doses da vacina ...


vazamento expõe dados de 223 milhões de brasileiros; país cria 142 mil vagas com carteira assinada em 2020

RESUMO DO DIA
Quinta, 28/01/2021
 
Olá, boa noite. 

O Ministério da Saúde pede que estados sigam orientação de dar duas doses da vacina. São Paulo quer atrasar 2ª aplicação da CoronaVac para imunizar mais gente agora. Um megavazamento de dados expõe informações de 223 milhões de números de CPF. O Brasil cria 142 mil vagas com carteira assinada em 2020, mas o desemprego ainda afeta 14 milhões de pessoas.

Eu sou Perla Rodrigues, editora do G1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.

Ministério da Saúde pede que estados sigam orientação de dar duas doses da vacina

O Ministério da Saúde pediu que estados sigam a orientação de dar duas doses da vacina contra a Covid-19. Segundo a pasta, não há evidência científica de que a ampliação do intervalo entre a aplicação da primeira e a segunda dose irá oferecer a proteção necessária para a população. Na quarta, o governo de São Paulo enviou um ofício ao órgão federal solicitando a ampliação do prazo de aplicação da segunda dose da CoronaVac para mais de 28 dias e, com isso, poder usar todos os imunizantes disponíveis agora.

Compra da CoronaVac 

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que pode negociar diretamente com estados e municípios do Brasil o lote extra de 54 milhões de doses da CoronaVac oferecidos ao Ministério da Saúde. O contrato entre a instituição e o governo federal prevê a entrega de 46 milhões de doses da vacina até abril, com possibilidade de ampliação para mais 54 milhões. O ministério ainda não fez uma solicitação formal sobre a remessa extra, e ontem Dimas Covas chegou a dizer que o lote poderia ser exportado para outros países. 
  • Natuza Nery sobre Butantan e Ministério da Saúde: 'Esse faroeste caboclo já deu'

Imunização no mundo

Mais de 80 milhões de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas no mundo, aponta um levantamento do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela vacinação (23,57 milhões de doses), mas a China divulgou novos dados após sete dias e se aproximou da liderança (22,77 milhões). Em Israel, um terço da população já recebeu ao menos uma dose. E o Brasil subiu para a 12ª posição. (Foto: Damian Dovarganes/AP)

Caos na saúde

Em reunião da Câmara dos Deputados para discutir a situação da pandemia no Amazonas, o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, disse que a Covid-19 voltou a se intensificar no interior e o que estado precisará de mais oxigênio hospitalar. Já o Pará, estado vizinho, anunciou um decreto que cancela o carnaval, limita a venda de bebidas e fecha as praias; veja as medidas restritivas

Eleição no Congresso 

Às vésperas da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), candidato a presidente da Casa, acusou o Palácio do Planalto de 'brutal interferência' no pleito. Já Arthur Lira (PP-AL), principal adversário de Baleia na disputa e apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, negou haver influência do governo federal na eleição. Ontem, Bolsonaro disse ter a intenção de 'influir na presidência da Câmara'. O sucessor de Maia será definido na próxima segunda, em votação secreta.
  • Bolsonaro diz que 'se Deus quiser' Arthur Lira será '2º homem na linha hierárquica'
  • Andréia Sadi: por apoio, Centrão cobra ministérios da Saúde e da Cidadania
  • Abandonada pelo próprio partido, Simone Tebet lança candidatura solo no Senado

Contratações x demissões

O Brasil gerou 142.690 empregos com carteira assinada em 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mas no trimestre encerrado em novembro, o desemprego ainda afetava 14 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE.
  • Manaus foi a cidade que mais abriu vagas; Rio, a que mais fechou. Veja lista
  • Quase 10 milhões tiveram jornada reduzida ou contrato suspenso em 2020

Privacidade exposta

O Procon de São Paulo notificou a Serasa Experian, empresa de análise de crédito, por suspeita de ter vazado dados pessoais de 223 milhões de brasileiros que fariam parte de sua base. Nomes, CPFs, fotografias, salários e endereços foram divulgados e comercializados na internet. A Serasa nega que seja a fonte dos dados.

Com o megavazamento, fraudadores usaram as informações para praticar golpes, como o saque indevido do FGTS. Os criminosos usaram o CPF dos trabalhadores, acessaram o aplicativo Caixa Tem informando um e-mail falso e pegaram o dinheiro. Saiba o que fazer para evitar o golpe. 

Tem 5 minutos?

Após sucessivos recordes, as ações da GameStop despencaram nesta quinta. Mas o que é GameStop e por que ela virou o centro das atenções no mercado dos Estados Unidos? Em um movimento orquestrado em fórum de discussão do site Reddit, pequenos investidores fizeram a ação da rede de lojas de videogames disparar 134% na bolsa de Nova York. Os integrantes do fórum decidiram comprar as ações da empresa para desafiar os analistas e os investidores de Wall Street; entenda. (Foto: Reuters)

OUTROS QUINHENTOS

R$ 743,087 bilhões foi o déficit primário recorde registrado pelas contas do governo em 2020, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional. Apenas no mês de dezembro, o governo teve déficit de R$ 44,113 bilhões. Além do aumento das despesas para enfrentar a pandemia, o resultado foi influenciado pela queda da arrecadação gerada pela crise. 

A BOA DO DIA 🎬

Tem estreia nas telonas. Juliano Cazarré estrela o suspense 'Dente por dente', que conta com Paolla Oliveira e Renata Sorrah no elenco. Dirigido por Júlio Taubkin e Pedro Arantes, o filme traz em pauta questões como violência social e a luta por moradia. O G1 conversou com o ator sobre a produção e os projetos para 2021; confira a entrevista . (Foto: Divulgação)

O ASSUNTO

O auxílio emergencial vai voltar? De um lado, a equipe econômica resiste à recriação de uma despesa gigantesca. De outro, lideranças do Congresso e do próprio Executivo defendem o resgate do programa em meio à pandemia. No episódio #378, Renata Lo Prete recebe Ribamar Oliveira, do jornal Valor Econômico, e Cecília Machado, professora da FGV. Amanhã, a conversa é sobre usar ou não todo o estoque disponível para ampliar o número dos que estão recebendo a vacina. 



Cancelar recebimento    |    Termos de uso


Este é um e-mail automático. Se quiser falar com o G1, clique aqui.


Para garantir que nossos e-mails cheguem em sua caixa de entrada,
adicione g1@newsletterg1.globo.com aos seus contatos.

Caso não esteja visualizando corretamente, clique aqui.
GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S A,

AV. DAS AMÉRICAS, 700, RJ, RIO DE JANEIRO, RJ, 22640100, Brasil


--




Musica todo dia, sem limite 
  
Fernando Carvalho 
( 17 ) 99741-9499

Contato atual por este E-mail :

Banda Cáscara Sagrada
Ouça as musicas no site e comente 

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;



.

Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário