✅C/ Diminuto- AULA de Harmonia✅
Prof.Silvio Ribeiro✏ aqui da Editora Harmonia Essencial ♫
Em minha canção chamada "Av.9 de Julio", utilizo uma sequência de acordes com movimento de BAIXOS DESCENDENTES com ACORDE DIMINUTO e SubV7:
Dm7 - Db° - C7 - B7(#5) - Bb7M - A7(b13)
Ouça a progressão no vídeo logo abaixo para que possa entender melhor o que está sendo explicado.
👇👇👇1 minuto de vídeo👇👇👇 CLIQUE |
|
|
A canção está na tonalidade de RÉ MENOR. Vejamos o campo harmônico de maneira mais breve:
Im7 - Dm7 IIm7(b5) - Em7(b5) bIII7M - F7M IVm7 - Gm7 Vm7 - Am7 V7- A7 bVI7M - Bb7M bVIII - C7
Na progressão em questão, os acordes que não pertencem ao campo harmônico são Db° e B7(#5). |
|
|
Repare no movimento descendente dos baixos: RÉ - RÉ bemol - DÓ.
o Db° trata-se de um DIMINUTO DE PASSAGEM DESCENDENTE e NÃO possui função dominante, ou seja, não se equivale à acorde X7.
O acorde C7 nesse contexto menor é um DOMINANTE SEM FUNÇÃO DE DOMINANTE. |
|
|
Da mesma maneira, Db° inteligou Dm7 e C7. B7(#5) interliga os acordes diatônicos C7 e Bb7M.
B7(#5) é um dominante SubV7 resolvendo semitom abaixo em Bb7M, o bVI7M da tonalidade.
Observe na partitura que a melodia passou pela FUNDAMENTAL (Si), 5 AUMENTADA (Fá## ou sol) e TERÇA MAIOR (Ré#- está mib na partitura pelo movimento descendente): |
|
|
Todo o contexto Dm7 - Db° - C7 - B7(#5) - Bb7M - A7(b13) teve como ACORDE ALVO o Im7 tônico, Dm7.
Viu como podemos utilizar os acordes com baixo descendente para criarmos harmonias e belas melodias?
Coloque em prática.
Estude Harmonia! |
|
|
Bons estudos♫ Prof.Silvio Ribeiro✏ Editora Harmonia Essencial |
|
|
Este estudo foi baseado no livro da Coleção Harmonia Essencial. |
|
|
O material possui videoaulas explicativas sobre cada conteúdo, página por página dos livros, além dos áudios de todos os exemplos dados.
A série estudo mensal acompanha o material. Vai gostar!
Veja mais 👇 |
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário