Live

COVID-19 hard _ vacinação de grávidas e missa para Paulo Gustavo




RESUMO DO DIA
Terça-feira, 11/05/2021
 
Olá, boa noite! 

Presidente da Anvisa depõe na CPI da Covid e diverge de Bolsonaro. Governo anuncia que só grávidas com comorbidades poderão ser vacinadas. Israel ataca prédio residencial de 13 andares na Faixa de Gaza. Familiares e amigos fazem homenagem a Paulo Gustavo em missa de 7º dia no Cristo Redentor. 

Eu sou Cauê Muraro, repórter do G1, e esses são alguns destaques desta sexta-feira até agora.

Chefe da Anvisa diverge de Bolsonaro e condena aglomerações e cloroquina

Quem falou hoje na CPI da Covid foi o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres. No depoimento, ele expôs divergências com o presidente Jair Bolsonaro. Disse, por exemplo, que em uma reunião no Palácio do Planalto rejeitou pedido para mudança na bula da cloroquina – a alteração seria para incluir a Covid como doença para a qual o remédio seria recomendado (estudos científicos já comprovaram que ele é ineficaz nesse tratamento). O chefe da Anvisa falou ainda que se arrependeu de ter comparecido a uma manifestação com Bolsonaro: "Se pensasse mais 5 minutos, não teria feito".

  

Vacinação para grávidas 

O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação de grávidas e de puérperas contra a Covid-19 será restrita somente às mulheres com comorbidades (doenças pré-existentes) – e que elas devem receber apenas doses da CoronaVac e da Pfizer. A determinação vale até que sejam concluídas as análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca.  

Bombardeio em Gaza 

Um bombardeio de Israel derrubou um prédio residencial de 13 andares na Faixa de Gaza. A torre abrigava um escritório da liderança política do Hamas. Os confrontos entre israelenses e palestinos já deixaram ao menos 30 mortos – entre eles, dez crianças – e se intensificaram hoje.

Adeus a Paulo Gustavo

Foi celebrada hoje, no Cristo Redentor, a missa de 7º dia de Paulo Gustavo, que morreu de Covid aos 42 anos. Amigos e familiares lembraram momentos ao lado do ator e humorista. Ao final, a mãe do artista, Déa Lúcia, cantou "Fascinação", música que apresentou com filho no último espetáculo dele. Mais cedo, a irmã do comediante tinha postado uma foto registrada momentos antes da morte de Paulo Gustavo.

Alerta na Índia

Médicos na Índia se viram obrigados a fazer este alerta à população local: espalhar estrume de vaca pelo corpo não protege contra a Covid-19 – e representa o risco adicional de contaminação por outras doenças. Isso porque alguns indianos têm ido a currais para cobrir o corpo de esterco e urina de bovinos na esperança de que isso fortaleça a imunidade contra o coronavírus ou ajude na recuperação em caso de contágio. 

Justiça pelas crianças 

A Justiça decretou hoje prisão preventiva da mulher suspeita de ter assassinado o filho de 3 anos em São Paulo. Ela havia sido presa em flagrante ontem, dia da morte de Gael de Freitas Nunes. O menino foi levado a um hospital após ter sido encontrado desacordado e ferido no apartamento onde morava com a mãe, a irmã dele, de 13 anos, e uma tia-avó. Segundo a polícia, a mãe teve um surto psicótico. Ela foi indiciada por homicídio qualificado por meio cruel. 

Terra Yanomami

Policiais federais e garimpeiros entraram em confronto hoje à tarde na Terra Yanomami. A intensa troca de tiros, que durou cerca de cinco minutos, aconteceu quando agentes visitavam a comunidade Palimiú para apurar um conflito armado registrado ontem, quando três garimpeiros morreram e quatro ficaram feridos – um indígena levou um tiro na cabeça, mas sobreviveu. Um vídeo mostrou a correria de mulheres e crianças no momento em que tiros foram disparados ontem.

Volta da Backer 

A Backer – cervejaria de Minas Gerais denunciada pela contaminação de 29 pessoas, das quais dez morreram – voltou a comercializar a cerveja Capitão Senra. Em outubro do ano passado, o rótulo chegou a ser relançado, mas logo depois a Justiça determinou a suspensão de todas as atividades da empresa. No último dia 22, no entanto, um juiz de Belo Horizonte revogou a proibição. Os casos de contaminação vieram à tona em janeiro de 2020. Ao G1 , um homem que passou 180 dias no hospital após ter tomado cerveja da marca lamentou a nova decisão: "Queria minha vida de volta".  

TEM 5 MINUTOS? 

Hoje faz exatamente 40 anos que morreu Bob Marley, aos 36, vítima de câncer. Com hits que apostavam em mensagens de paz e críticas sociais, o jamaicano popularizou o reggae mundialmente e se tornou ícone da no século 20. A convite do G1, artistas brasileiros influenciados por ele listaram seus hits favoritos no vasto catálogo do cantor . Deram depoimentos nomes como Zeider, do Planta & Raiz, e Fauzi Beydoun, da Tribo de Jah. Ao longo de sua breve (mas intensa) carreira, Marley esteve no Brasil uma única vez. Foi em março de 1980, mas ele não fez nenhum show. Veja imagens raras daquela visita.

OUTROS QUINHENTOS

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram violência sexual alguma vez na vida. O número está na Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde. Para especialistas ouvidas pelo G1, um trunfo do estudo foi um questionário capaz de identificar variados casos de agressão sexual. Assim, os dados obtidos incluem deste estupro até importunação sexual.

A BOA DO DIA

O "No Limite" está de volta. Com 16 ex-BBBs no elenco e apresentação de André Marques, o reality terá 16 semanas de duração com provas intensas. E, claro, a célebre (e temida) prova da comida – que em edições anteriores serviu pratos como olho de cabra e cérebro de bode – também está confirmada. O vencedor leva R$ 500 mil. Entenda como será a disputa.

O ASSUNTO

Milhares de colombianos têm ido às ruas para protestar contra uma proposta de aumento de impostos. A reação das forças de segurança foi brutal: mais de 30 pessoas já morreram e centenas estão desaparecidas. No episódio #449 , Renata Lo Prete entrevista o jornalista brasileiro Felipe Seligman, fundador do site Jota e morador de Bogotá. Ele relatou que há locais com estradas bloqueadas, toque de recolher e desabastecimento. Também participa Nicolás Urrutía, analista sênior da consultoria Control Risks. Segundo ele, a tensão atual "irá polarizar ainda mais" o país e impactará a próxima eleição presidencial. O tema de episódio de amanhã é ameaça que a falta de orçamento representa para as universidades federais.   




Cancelar recebimento    |    Termos de uso


Este é um e-mail automático. Se quiser falar com o G1, clique aqui.


Para garantir que nossos e-mails cheguem em sua caixa de entrada,
adicione g1@newsletterg1.globo.com aos seus contatos.

Caso não esteja visualizando corretamente, clique aqui.
GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S A,

AV. DAS AMÉRICAS, 700, RJ, RIO DE JANEIRO, RJ, 22640100, Brasil


--




Musica todo dia, sem limite 
  
Fernando Carvalho 
( 17 ) 99741-9499

Contato atual por este E-mail :

Banda Cáscara Sagrada
Ouça as musicas no site e comente 

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;



.

Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário