Neste estudo vale ressaltar algumas coisas.
1) O campo harmônico menor é formado por 3 campos harmônicos menores:
- Menor;
- Menor Harmônico;
- Menor melódico;
Assim, neste contexto apresentado foram utilizados acordes que estão dentro destes 3 campos harmônicos, no caso em relação à SOL# MENOR.
2) Em relação à cifra analítica podemos interpretar o acorde C#7 de duas maneiras diferentes.
Ele pode ser o acorde diatônico da tonalidade de SOL# MENOR MELÓDICA como sendo o IV grau.
Ele pode ser o respectivo dominante do F#7 (bVII7 da tonalidade), sendo portanto um DOMINANTE SECUNDÁRIO do tom em questão.
Ambas as análises estão corretas conforme demonstrado na resposta.
3) Os acordes demonstrados na resposta PERTENCEM à tonalidade de Sol# Menor, seja no campo harmônico menor, menor harmônico ou melódico.
4) A#7 e G#7 não pertencem ao tom de Sol# Menor. ( A#m7(b5) e G#m7 sim )
5) Em relação às escalas que poderiam ser utilizadas.
Sob os acordes diatônicos vamos colocar que podemos utilizar as 3 escalas menores de Sol# (Menor, menor harmônica e melódica).
A#7 - Neste acorde podemos utilizar a escala de LÁ# MIXOLÍDIO (ou Sib mixolídio, referente à tonalidade de Mib Maior)
G#7 - Podemos utilizar a escala de SOL# MIXOLÍDIO (ou simplesmente a escala de DÓ# MAIOR);
C#7- Sob o C#7, se encarado como dominante do F#7 como comentado anteriormente, utilizaremos a escala DÓ# MIXOLÍDIO (ou simplesmente a escala de Fá# Maior).
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