Live

Voto impresso, antidoping, Fernanda Montenegro e Gilberto Gil na ABL




RESUMO DO DIA
Sexta, 06/08/2021
 
Olá, boa noite! 

Arthur Lira anuncia que PEC do voto impresso vai ser analisada no plenário da Câmara. Luiz Fux, presidente do STF, se reúne com Augusto Aras, procurador-geral da República. Jogadora da seleção de vôlei nas Olimpíadas, Tandara é afastada após resultado positivo no antidoping. Mesmo abalado, time passa tranquilo pela Coreia do Sul na semi e vai lutar pelo ouro. Fernanda Montenegro e Gilberto Gil podem estar entre os novos membros da Academia Brasileira de Letras.

Por aqui, Cauê Muraro e Fernanda Berlinck, editores do G1. Esses são alguns destaques desta sexta-feira até agora.

Derrotada em comissão, PEC do voto impresso será levada ao plenário da Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a PEC do voto impresso vai ser levada para votação no plenário da Casa. O anúncio foi feito um dia depois de a comissão especial ter rejeitado o relatório favorável ao texto. Lira justificou: "Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar, sim, a questão do voto impresso para plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. E eu friso: foram eleitos todos pela urna eletrônica". Vale lembrar que isso é permitido porque a comissão especial não oferece análise definitiva sobre o tema, ou seja, não pode arquivar ou aprovar de vez uma PEC.

Recapitulando...

A rejeição da PEC do voto impresso pela comissão especial, em placar de 23 a 11, representou uma derrota para a base governista. Essa é, afinal, uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro. Desde as eleições de 2018 e sem apresentar qualquer prova, ele tem feito reiterados ataques às urnas eletrônicas. Veja como votou cada deputado.
 

Desdobramentos políticos

Um dia depois de ter rebatido ataques de Bolsonaro contra o Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, recebeu o procurador-geral da República, Augusto Aras, para uma reunião. Sem falar com a imprensa depois do encontro, os dois divulgaram comunicados em que reconheceram "a importância do diálogo permanente entre as duas instituições". A TV Globo apurou que Fux reforçou que a Procuradoria deve cumprir seu papel de fiscal da lei, enquanto o Supremo cumprirá o seu de guardião da Constituição.

Juízes dizem que 'mensagens distorcidas' de Bolsonaro sobre decisões judiciais são inaceitáveis

Olimpíadas de Tóquio 🎌

🏐 Vôlei

As meninas do vôlei viveram uma gangorra de emoções. Começaram o dia com a notícia do resultado positivo no exame antioping de Tandara, suspendendo a atleta de participar dos Jogos. O time não teve muito tempo para entender o que estava acontecendo porque era dia de semifinal contra a Coreia do Sul. Dentro da quadra, elas dominaram a partida e venceram por 3 sets a 0 , garantindo lugar na final. Na briga pelo ouro, a seleção vai encarar os EUA no domingo, à 1h30. Entenda o que é a ostarina, a substância que tirou Tandara da competição.


🛶 Canoagem


Três vezes medalhista olímpico na Rio 2016, o sempre cativante e valente Isaquias Queiroz avançou direto à semifinal  na canoa individual na prova de 1000m em Tóquio. Foi tão bem na eliminatória, que pulou as quartas. O canoísta cravou 3m59s894 (o melhor entre todos os tempos das cinco baterias). Hoje, terá pela frente duas baterias da semi: às 21h44 e 21h52. Tudo dando certo, vem a final às 23h53. "Eu não vou deixar passar de jeito nenhum. Eu quero brigar pela medalha de ouro", disse Isaquias. Que ninguém duvide.


🏃‍♀️ Marcha atlética

A brasileira Erica Sena já tinha percorrido nada menos que 19,6 km e estava em 3º lugar na marcha atlética. Para a inédita medalha do Brasil nessa prova, faltavam só 400m (um nada, se você pensar no percurso todo...). Mas eis que veio uma punição de 2 minutos na última volta, por causa de um movimento irregular da atleta – na marcha, a fiscalização é severa. Erica despencou na classificação e, ao concluir o trajeto, estava desolada e chorando. 

🏅 Brasil bate recorde de medalhas
🌈 Canadense é a 1ª trans não binária a conquistar medalha

Crianças Yanomami

Uma investigação do Ministério da Saúde sobre a morte de crianças Yanomami no início do ano informou que a causa foi diarreia e vômito (gastroenterite), e não Covid. A pasta diz que foram 7 vítimas, mas o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuanna (Condisi-YY) contesta o número, afirmando que 10 crianças morreram. A organização também disse que as crianças tiveram febre alta e tosse (sintomas de infecção por coronavírus). Diante do relato, o MPF abriu uma outra investigação para apurar o caso.

ABL 📖

Dois grandes nomes da cultura brasileira podem ser os novos membros da Academia Brasileira de Letras. A atriz Fernanda Montenegro confirmou sua candidatura à cadeira 17, que pertencia a Affonso Arinos de Mello Franco. Já o cantor Gilberto Gil disse que tem interesse em ocupar uma das 4 vagas atualmente disponíveis, mas ainda não decidiu se vai escolher concorrer à cadeira número 20 ou à 12.

🦕 Tem 5 minutos?

O Guinness World Records reconheceu que os dinossauros mais antigos do mundo podem ter habitado a área onde hoje fica o Rio Grande do Sul. Cientistas constataram que o sítio arqueológico da cidade de Santa Maria tem resíduos de até 233,2 milhões de anos atrás.

OUTROS QUINHENTOS

8.712 km². Esse é o tamanho da área apontada no acumulado de alertas de desmatamento em 2021 na Amazônia, segundo o Inpe. É a 2ª pior temporada em cinco anos. E ainda falta um dia para o encerramento do ciclo, que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte.

A BOA DO DIA 🎹

Para distrair a filha de 4 anos durante a pandemia, os pais de Brigitte Xie resolveram apresentá-la ao piano. O que eles não sabiam é que ela tem um talento excepcional no instrumento. A americana ganhou um concurso de prestígio e foi convidada para tocar no Carnegie Hall, em NY. Chique.

😎 SEXTOU! 

Até que enfim, sexta-feira! Já sabe o que fazer no final de semana? Aí vão algumas dicas de como relaxar e se divertir na folga:

O ASSUNTO 🎧

O episódio #511 discute se a disseminação da variante delta do coronavírus põe em risco o fim da pandemia. Natuza Nery ouve dois infectologistas: Esper Kallás e Marcelo Otsuka. Coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia, Otsuka explica, por que, diante desta variante que é tão infecciosa quanto a catapora, será preciso ampliar ainda mais a vacinação em massa. Kallás, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, observa que é preciso repensar a "desigualdade intensa" na distribuição global de doses – 75% estão apenas nas mãos de dez países. Ele também defende a necessidade de produzir uma segunda forma de imunidade, com foco na mucosa do sistema respiratório. Aproveite o final de semana para maratonar o podcast.



Cancelar recebimento    |    Termos de uso


Este é um e-mail automático. Se quiser falar com o G1, clique aqui.


Para garantir que nossos e-mails cheguem em sua caixa de entrada,
adicione g1@newsletterg1.globo.com aos seus contatos.

Caso não esteja visualizando corretamente, clique aqui.
GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S A,

AV. DAS AMÉRICAS, 700, RJ, RIO DE JANEIRO, RJ, 22640100, Brasil


--




Musica todo dia, sem limite 
  
Fernando Carvalho 
( 17 ) 99741-9499

Contato atual por este E-mail :

Banda Cáscara Sagrada
Ouça as musicas no site e comente 

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário